Respostas às Perguntas Frequentes

- "Eu não tenho dom para pintar."
Em todos esses anos de ensino de pintura, podemos afirmar categoricamente que dom não existe. Todos aqueles que se empenham, estudam e praticam, aprendem a pintar. A habilidade é proporcional a dedicação, sendo um fato que independe de idade ou outras condições.

- "Quantas aulas são necessárias para pintar bem?"
Dependerá de seu comprometimento. É preciso treino, disciplina e dedicação para aprender a pintar. Assim como em qualquer outra atividade, colhe-se aquilo que é plantado. É preciso ser claro: raramente algumas poucas aulas são suficientes para alguem evoluir de forma considerável. Geralmente, desenvolvimentos notáveis acontecem somente com uma postura de vontadedisciplina e principalmente uma rotina constante de exercícios. Isso inclui exercitar-se além das aulas de nosso curso, praticando diariamente.

-"Quantas aulas levam pra finalizar uma pintura?"
Dependerá do seu nível de habilidade. A média de execução de um exercício de 15 x 15 centímetros é de 1 a 2 aulas, dependendo do aluno e da complexidade da reprodução. Conforme se avança no curso, temos pinturas maiores e mais complexas, que levarão entre 3, 4, 5 ou 6 aulas, dependendo de sua dificuldade. Ao final do curso, grandes pinturas levarão muitas aulas para serem finalizadas.

-"O curso é muito longo, não dá pra ser mais curto?"
É impossível conseguir aprender a pintar bem num curto espaço de tempo. Paciência é determinante pois aqueles que pensam que atalhos existem, estão se iludindo. Uma postura de pressa para evoluir, impaciência, cria um sério problema tanto para quem está aprendendo quanto para quem ensina. Nosso curso mais abreviado é o Pintura Clássica Compacto, com menor quantidade de aulas e conteúdo resumido

Uma forma mais sensata de trilhar o caminho da pintura é deixar que o tempo lhe traga experiência sem a ilusão de que é possível apressar as coisas. Para maior aproveitamento, recomendamos o curso Pintura Clássica Completo, que conta com um número mais adequado de exercícios e cobre um número maior de técnicas.

-"Por que não posso escolher as imagens que pintarei? Quero começar já pintando rostos"
A grade de nossos cursos de pintura são montadas com exercícios planejados especialmente para que a dificuldade seja sentida de forma gradual. Os exercícios não são escolhidos para manter o aluno em sua área de comforto, mas para ensinar determinados conceitos de pintura presentes naquela imagem. O orientador não escolhe os exercícios baseado na beleza ou numa temática, mas pela imagem apresentar certos desafios e dificuldades de execução que não possuem absolutamente nada a ver com aquilo que a imagem representa. Tenha paciência e aceite as referências, elas foram escolhidas para que você aprenda a reproduzir certos aspectos formais contidas naquela imagem, confie em nosso programa.

-"Eu já pinto há muitos anos e gostaria de começar direto no curso Pintura Clássica Avançada."
Na grande maioria das vezes, é melhor que o artista seja re-educado, para compreender nosso método desde o início. Portanto, preferimos que os alunos cursem primeiro o módulo Pintura Clássica Completa ou Pintura Clássica Compacta desde o início. Após o termino desses cursos, é possível irem ao curso Avançado.

-"Eu não gosto de pinturas clássicas. Gosto de pinturas expressivas e soltas como do impressionismo e expressionismo."
Para aprender a pintar é preciso dominar primeiro uma forma tradicional, naturalista, de pintura. Algumas pessoas insistem em ignorar o fato de que o modo mais tradicional é o alicerce que tornou possível todos esses movimentos. Para pintar de um modo mais solto é necessário primeiro, uma sólida base dos fundamentos tradicionais. Foi dessa forma que todos os grandes artistas dos principais movimentos de pintura aprenderam a pintar.

-"Gostaria de fazer aulas com voces mas gostaria de pintar no meu próprio estilo."
A técnica sempre antecede o estilo e não o contrário. Portanto, se você ainda mostra deficiências em seus trabalhos, revela que ainda precisa rever o básico, portanto é preciso se dedicar de verdade aos fundamentos. Esse quase sempre é o caso. 

Muitas vezes, alguns artistas tentam se convencer de que suas deficiências são um "estilo próprio", quando na verdade é apenas uma desculpa para não ter que fazer o certo: revisar o básico e aprender a pintar do modo certo. Lembre-se, o estilo é uma consequência natural de uma segurança técnica. 

-"No meu curso de pintura anterior minha professora pintava parte de meus trabalhos para ajudar a ficar melhor."
Em nosso curso nossos orientadores não pintarão por voce, nem terminarão seus exercícios. Se um aluno não consegue executar determinada tarefa, ele precisa treinar mais até que consiga executá-la. Lembre-se, o intuito do nosso curso é que voce aprenda de verdade.

-"Quero fazer o curso mas sou alérgica aos materiais de pintura a óleo."
A tinta é composta de óleo vegetal e pigmento, componentes que não provocam reações alérgicas respiratórias ou cutâneas. As pessoas que dizem serem alérgicas, são em 99% dos casos, possuem na verdade uma sensibilidade ao solvente e não a tinta. De qualquer forma, temos um método que torna perfeitamente possível seguro pintar a óleo mesmo a portadores de irritabilidade ou alergia. 

-"Tenho tintas com cores parecidas, mas não as mesmas, daquelas pedidas na lista de materiais, posso usá-las?"
Não. Há um por que da escolha de cada item da nossa lista de materiais. Tudo possui uma função específica que otimiza o processo, a conservação e a estética final da obra. Traga exatamente os materiais pedidos na lista, deixe-os sempre organizados e limpos: nota-se a seriedade e o comprometimento de um aluno a partir daí.

-"Eu não acho justo pagar pelas aulas que eu faltei"
Note que tanto a versão presencial quanto a versão online de nossos cursos posssuem um limite de participantes, para que cada um receba a devida atenção. Quando você marca uma aula e não avisa que faltará, o ateliê geralmente não consegue encaixar outro aluno em tempo hábil. A sua vaga que poderia ser aproveitada com um aluno pagante é então desperdiçada, significando um prejuízo para nós.

Quando o aluno avisa sua ausência com antecedência de 24 h, é possível avisar os outros alunos sobre a disponibilidade dessa vaga com tempo hábil de preenchê-la com um aluno pagante, sem quaisquer prejuízos para as partes. Devido ao constante desperdício de vagas, para evitar a instabilidade no planejamento financeiro do ateliê, adotamos uma rígida postura quanto aos avisos de ausências e as reposições. No caso de pacotes com 12 aulas, há a possibilidade de repor pelo menos 3 ausências, garantindo flexibilidade diante imprevistos que costumam surgir.