"Cozinha"?

Sobre o Nome
Na antiguidade, os profissinais do ofício da pintura eram obrigados a produzir seus próprios materiais para que pudessem exercer sua profissão, pois não haviam lojas de materiais artísticos. Essa prática ou conhecimento de manufaturar pigmentos, tintas, emulsões, vernizes e resinas também é chamada cozinha da pintura.


Sobre o Espaço
A Cozinha é um ateliê de pintura que, embora já seja conhecido por seu curso de pintura clássica, possui uma visão mais abrangente sobre o aprendizado da pintura. Acreditamos que nossos alunos devem fazer uso dos fundamentos da pintura clássica, assim como do conhecimento dos materiais, com o intuito de usá-los juntamente a conceitos contemporâneos, suscitando inquietações pertinentes ao hoje: quais os desdobramentos da figuração no atual cenário da pintura? Como é possível desenvolver uma poética plástica e conceitual que dialogue com o nosso próprio tempo?

Portanto, há duas correntes harmônicas em nossa grade: um curso completo de Pintura Clássica e um curso de Pintura Contemporânea. O primeiro, instruindo nos fundamentos universais da pintura dos Velhos Mestres, o segundo, sobre técnicas e estilos atuais, com ênfase no gestual, descrição sugestiva, modos de deconstrução e estruturamento sintético, assim como na conceitualização e a procura de uma poética pessoalO participante de nossos cursos pode optar por iniciar por qualquer um desses modos de pintura, ou, iniciar num curso introdutório de pintura clássica e mais tarde, rumar para a pintura contemporânea.

Isto faz da Cozinha um ateliê multidisciplinar, atuando numa ampla e significativa perspectiva, ligando de forma harmônica o presente e o passado. Em 2017, o ateliê abriu espaço não somente para cursos de outros meios artísticos mas como para pequenas exposições e amostras. A lista de cursos e oficinas oferecidos pode ser acessada clicando aqui.