Por que "Cozinha"?

Na antiguidade, os profissinais do ofício da pintura eram obrigados a produzir seus próprios materiais para que pudessem exercer sua profissão, pois não haviam lojas de materiais artísticos. Essa prática ou conhecimento de manufaturar pigmentos, tintas, emulsões, vernizes e resinas também é chamada cozinha da pintura.

O nome Cozinha da Pintura é registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para uso em produtos e serviços (comerciais ou sem fins lucrativos) relacionados as artes visuais e a comercialização ou ensino de tecnologia de materiais artísticos, incluindo cursos, workshops, oficinas, palestras, apostilas, livros, artigos, entre outros.



Sobre o Espaço
A Cozinha é um ateliê que, embora seja conhecido por seu perfil de arte clássica acredita que esses fundamentos devem ser usados juntamente a conceitos contemporâneos, suscitando inquietações pertinentes ao hoje: quais os desdobramentos da figuração no atual cenário da pintura? Como é possível desenvolver uma poética plástica e conceitual que dialogue com o nosso próprio tempo?

O ateliê oferece cursos de desenho, pintura, gravura, sessões de modelo vivo, entre outros cursos e eventos práticos e teóricos. Fica localizado a três quarteirões do metrô Santana, na Zona Norte da cidade de São Paulo. 

A lista de cursos e oficinas oferecidos pode ser acessada clicando aqui.