Cozinha no Sesc Catanduva

No dia 19 de Setembro (Sábado) de 2015, a Cozinha da Pintura esteve no SESC Catanduva, para a IV MOARC (Mostra de Artes de Catanduva), com dois Workshops teóricos de entrada franca. A equipe da Cozinha da Pintura agradeçe o SESC Catandúva pelo convite e parabeniza pela excelente organização!



TEORIA DAS CORES PARA PINTORES
Com Márcio Alessandri – Cozinha da Pintura
Dia 19 de setembro, das 10h às 13h. SESC

Aproximadamente 3 horas

A cor como conceito científico, analisada através da ótica da pintura e pelos procedimentos práticos de sua aplicação pelos pintores. Entenda definitivamente como pensar a cor e as misturas no processo pictórico.




ALQUIMIA, RITO E SIMBOLOGIA DOS PIGMENTOS
Com Márcio Alessandri – Cozinha da Pintura
Dia 19 de setembro, das 14h às 18h. SESC

Aproximadamente 4 horas

As cores de uma obra de arte escondem muito mais do que imaginamos. Os pigmentos e os materiais de pintura não eram meros espectadores mas protagonistas que viveram momentos importantes de nossa história, muitas vezes compreendendo o cerne da existência de civilizações. Suas cargas simbólicas e históricas guardam o testemunho de uma época, de tecnologias, de pensamentos e de doutrinas esquecidas, que podem revelar facetas complexas de um povo ou período.

Examine o pensamento alquímico dos pintores entre os períodos da Idade Média até o Alto Renascimento e descubra um novo mundo transcendental escondido na história de suas origens e seu uso. Entenda por que o emprego de certos materiais eram verdadeiros ritos com funções muito além da estética e como o saber alquímico era parte intrínseca de um ofício originado por um pensamento multidisciplinar com origens na proto-ciência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Devido a grande número diário de mensagens, limitamos o número de publicação de perguntas e respostas: sua pergunta poderá não ser publicada. Contamos com sua compreensão, obrigado!