Workshop de Férias

Oficina de Técnicas: Caravaggio
4 encontros (Manhãs e Tardes)
De 10 de Julho a 31 de Julho
Das 9:00 as 16:00
(Pausa de 1 h para almoço)
Carga Horária de 24 h
Necessário materiais específicos

Uma imersão de quatro dias investigando os processos de um dos maiores gênios do barroco! Os participantes aprenderão a executar pinturas a óleo realísticas seguindo um método baseado no estilo do mestre Italiano Michelangelo Merisi da CaravaggioAcompanhados através do programa zoom, os participantes serão orientados por nosso professor a produzir uma pintura, passo a passo, fazendo uso de um processo histórico similar aquele usado pelo artista. Entenda por que esse método simples e dinâmico influenciou toda a pintura ocidental

Veja na prática:
  • Como fazer a blocagem inicial
  • Procedimentos de descrição da forma através de massa
  • Plano cromático e teoria de cores básica
  • O uso correto do medium
  • Uso do Sottostrato
  • Planejamento de camadas
  • Estágios da Lumeggiatura e Ombreggiatura
  • Dinâmica funcional da paleta do artista
  • Aplicações de velaturas
  • Técnicas de finalização
  • Entre outros procedimentos históricos

VEJA A LISTA DE MATERIAIS: 
Clique aqui




DATAS:
SÁB, 10 de Julho: das 9 às 12 e das 13 às 16 h
SÁB, 17 de Julhodas 9 às 12 e das 13 às 16 h
SÁB, 24 de Julhodas 9 às 12 e das 13 às 16 h
SÁB, 31 de Julhodas 9 às 12 e das 13 às 16 h

Sobre o Artista
Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio (29 de setembro de 1571 – 18 de julho de 1610), foi um dos mais notáveis pintores italianos, atuante principalmente em Milão, Roma e mais tarde ao sul da Itália. Seu trabalho exerceu importantíssima influência no período barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante, mudando a história da arte com seu uso único de claro e escuro, a ser conhecido como tenebrismo.

No âmbito conceitual, o artista pintou principalmente temáticas religiosas. Em suas obras, ao invés de usar uma estética que almejava o padrão de beleza grego, fazia uso de pessoas ordinariamente comuns como modelos, empregando prostitutas, crianças de ruas e indigentes, incorporando-as como personagens das obras finais destinadas aos mais altos escalões da igreja. Essa ousadia, que tornava suas obras mais críveis por empregar pessoas mais parecidas com o homem comum, chocou seus contemporâneos e faria com que fosse considerado no futuro, um artista a frente de seu próprio tempo.

No âmbito técnico, o artista possuia um estilo preciso, contido e liso, procurando por uma finalização especialmente voltada a atingir um efeito tridimensional extremamente mimético e realista. Para conseguir esses efeitos, Caravaggio favorecia mais o jogo de valores do que de cor, enaltecendo sempre um alto-contraste e criando então um estilo altamente eficaz de dramatizar a atmosfera de suas obras, estilo que viria a influenciar toda a Europa e todo o barroco, mudando para sempre a história da arte ocidental.


    Orientador


Reposição, Faltas e Cancelamento
Devido a natureza curta desse curso, não há reposição de aulas em caso de falta. O ateliê trabalha com o planejamento de seus cursos de férias com antecedência e o cancelamento em cima da hora significa prejuízo, portanto, o retorno de pagamento por pacotes cancelados só é permitido caso o participante avise sobre a impossibilidade de sua presença com antecedência de no mínimo 72 h

VAGAS LIMITADAS!!!
CLIQUE AQUI PARA RESERVAR 
R$750,00 à vista
Alunos da Cozinha da Pintura 
têm DESCONTO de 20%

Luciana Guilarducci
(11) 99947-2595 (Whatsapp/Vivo)

luciana@cozinhadapintura.com