quinta-feira, 5 de junho de 2014

LXVII Salão de Piracicaba

Criado em 1953, o Salão de Belas Artes de Piracicaba é o salão mais tradicional do estado de São Paulo. Em seus 61 anos, premiou várias gerações de pintores, ajudando a lançá-los no mercado ou consagrá-los definitivamente em âmbito nacional. Dentre os nomes de destaque nos últimos anos, Paulo Frade, Alexandre Reider, Maurício Takiguthi, Vinícius Silva, Jesser Valzacchi, José Rosário, Carmelo Gentil e muitos outros são alguns dos grandes pintores que já passaram pelo salão, beneficiando-se da visibilidade que o mesmo proporciona. Ser classificado para o Salão é uma grande honra a qualquer artista, ser agraciado com as medalhas uma confirmação de excelência e em muitos casos significa propulsionar sua carreira. O vereador Carlos Gomes da Silva, em entrevista, descreve de modo muito preciso a importância desse salão para a comunidade em geral e para nossos artistas:  


"O Salão de Belas Artes representa a possibilidade real democrática de o artista exibir seu trabalho e até mesmo ser premiado por ele. Isso não é pouco. Para um jovem artista, a simples seleção para um salão já representa um grande passo em sua carreira. Os trabalhos selecionados e apresentados no Salão são escolhidos por Comissões de Seleção e Premiação de alto gabarito, que primam pelo respeito às manifestações artísticas figurativo-realistas, reunindo trabalhos de todo país e oferecendo ao público uma mostra de excelente nível"

A Cozinha da Pintura teve a honra de ser um dos convidados para participar do corpo de jurados do LXII Salão de Piracicaba. No dia 19 de Junho, participamos da pré-seleção de mais de 500 obras e nos dias 29 e 30 de Maio, tivemos o prazer de julgar e escolher os finalistas que ganhariam os prêmios aquisitivos, as medalhas e as menções honrosas, resultando em 73 obras que estarão expostas na abertura do salão em 1º de Agosto (Aniversário da cidade). 
Abaixo, uma amostra de alguns dos trabalhos de pintura selecionados por nosso corpo de jurados.


"Torta de Maçã" - Jesser Valzacchi


"Tirando um Cochilo" - Douglas Okada

Não há palavras para descrever nossa emoção ao participar de um momento que registra parte da história da pintura no Brasil. Para nós significa o reconhecimento de nossa pesquisa como relevante a comunidade artística e também a chance de ajudar o circuito de pintura com a seleção rigorosa de obras com excelência estética.

Gostáriamos de parabenizar e agradecer toda a equipe da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra: Eduardo Borges, Renata Amalfi, Marcos Sabadin, Miguel Sanches, Everson Bonazzi e ao motorista Eduardo. Fica claro que o salão ainda possui a força que todos conhecemos graças a profissionais como o Sr. Eduardo Borges, Diretor da Pinacoteca, que se envolvem de maneira incondicional lutando fortemente para o desenvolvimento da pintura em nosso estado. Foi uma honra trabalhar com voces!


Algumas das pinturas que passaram pela pré-seleção aguardam para
a seleção dos finalistas, na segunda etapa do corpo de jurados
Equipe da Pinacoteca e alguns dos Jurados na pausa do Café

"Domingo no Parque Municipal" - José Rosário
"Maternidade" - Ari Vicentini

Agradecemos também aos colegas do corpo de jurados Cirton Genaro, Marcus Claudio, Ivonésio Ramos e Gilmar Munhoz. Em especial, agradecimentos aos pintores de todo o Brasil que enviaram suas obras: é a sua dedicação que faz desse salão algo tão especial. 

É o desejo da Cozinha da Pintura que o nível do salão continue cada vez mais alto, inspirando artistas iniciantes e consagrados de todo o Brasil a continuarem participando de futuras edições. É de suma importância que nossos artistas continuem participando e que a prefeitura dê maiores condições para que mais prêmios e mais infra-estrutura façam com que cada edição seja melhor que a anterior.

Encerro esse breve artigo com uma questão importante aos paulistanos: a cidade de São Paulo deve ter Piracicaba como um excelente exemplo. Por que afinal nossa prefeitura continua negligenciando um salão nos mesmos moldes? Alô Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, por que temos um Salão de Arte Contemporânea com grande infraestrutura e nosso Salão de Pintura simplesmente deixou de existir? Isso é vergonhoso! Alguem mais acostumado com os meios ardilosos da política dentro da prefeitura deveria agarrar a questão com unhas e dentes.  

Pinacoteca Municipal Miguel Dutra:
http://semac.piracicaba.sp.gov.br/pinacoteca/

5 comentários:

  1. Ainda bem que não participei esse ano, pegar voces de jurados não deve ser fácil... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Imagino a dificuldade de ser jurado diante de obras de tal nível...que na verdade, são sonhos..Pois pintar uma obra para salão exige mais do artista, tanta dedicação, tanta expectativa entregues nas mão dos jurados. Parabéns pelo seu trabalho! abraço

    ResponderExcluir
  3. Caro Jesser, nós é que agradecemos por ter nos agraciado com sua obra. Parabéns e espero que o prêmio aquisitivo possa ser de incentivo para voce viajar, comprar materiais, livros e aumentar ainda mais seu conhecimento sobre pintura. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a Piracicaba por receber a cozinha como jurados. Realmente perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Jesser Valzacchi e ao Douglas Okada, obras maravilhosas! Por que não ficamos sabendo quando acontecem esses salões? Gostaria de ver as obras ao vivo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Devido a grande número diário de mensagens, limitamos o número de publicação de perguntas e respostas: sua pergunta poderá não ser publicada. Contamos com sua compreensão, obrigado!