Semicerrando os Olhos

Durante nossas aulas de nosso curso de Pintura Clássica, tanto em sua versão presencial quanto online, ensinamos alguns métodos de observação importantíssimos para o desenvolvimento de nossos exercícios. São métodos que nos fazem perceber aquilo que estamos observando e tentando pintar de uma maneira diferente, mudando nossa percepção e possibilitando detectar erros e pequenas diferenças importantes entre aquilo que estamos observando e aquilo que estamos pintando. 

Um desses métodos é o semicerrar dos olhos, técnica que deve ser sempre usada durante sua sessão de pintura. Praticada há centenas de anos nos ateliês europeus, a técnica foi passada oralmente pelos grandes Mestres a seus pupilos, e apesar de não ser comumente encontrada em livros de pintura, é usada por todo grande pintor naturalista até os dias de hoje, em todas as grandes escolas e ateliês de pintura.

Se voce tem curiosidade sobre técnicas de pintura e costuma assistir video-aulas no YouTube, repare nos mais famosos orientadores enquanto pintam. David Leffel, 
Greg Kreutz, David Kassan, Morgan Weistling, Jeremy Lipking, Steven Assael, entre muitos outros, todos eles podem ser vistos em suas video-aulas semicerrando os olhos, em vários momentos, para observar aquilo que estão tentando pintar. 

Se você nunca usou esse procedimeto, sugerimos que sempre o faça a partir de agora. Há no entanto, algumas considerações teóricas que devemos ter em mente quando colocadas na prática, para seu melhor aproveitamento.

1. Como Fazer
É muito simples: ao observar o objeto a ser pintado, isto é, a referência fotográfica ou ainda objetos ou pessoas que posam para o artista, semicerra-se os olhos para observar o objeto. Faça como na figura abaixo, semicerre os olhos e observe atentamente sua referência fotográfica ou o modelo. 


Artistas com alto grau de miopia podem optar por simplesmente retirarem seus óculos e tentarem enxergar o modelo com sua visão naturalmente embaçada. Pode não funcionar exatamente como o semicerrar dos olhos, portanto, é sempre interessante experimentar ambos.

2. Efeitos
Na prática, o que acontece é que semicerrar os olhos diminui a recepção de luz nos olhos, tornando tudo mais escuro, eliminando a informação da "imagem". Mas por que isso é importante?

2.1. Simplificação de Formas
Quando pintamos, é comum tentarmos nos agarrar aos detalhes daquilo que observamos, mas quando começamos uma pintura, não é momento de nos preocuparmos com detalhes, eles devem ser aplicados somente no final da pintura. No começo do processo, devemos nos ater ao que chamamos de grandes formas.

Ao fechar as pálpebras o pintor não consegue mais enxergar detalhes finos e pequenas formas delicadas e passa a enxergar somente grandes formas e áreas largas, a estrutura elementar que forma a imagem. Portanto, ao semicerrar os olhos, limpa-se tudo o que é supérfluo, simplificando, condensando a imagem e tornando mais fácil de se estabelecer somente o que é estrutural ou fundamental

Esse é o primeiro efeito causado pelo semicerrar dos olhos, sendo fundamental para nos ajudar a ter um inicio de pintura mais assertivo.

2.2. Contraste
O segundo efeito é reforçar o contraste da visão, tornando mais óbvio os limites entre meio-tom, sombras e luzes, tornando mais fácil detectar essas áreas e assim pintá-las. 

Por exemplo. Quando semicerra-se os olhos, é mais fácil encontrar as formas principais das sombras mais pesadas ou escuras, por que o contraste faz com que elas fiquem ainda mais escuras tornando seu desenho ou demarcação mais fácil de se detectar. O mesmo acontecerá para os meio-tons e para as luzes, a visão mais turva contrasta ainda mais as diferenças e torna as formas mais fáceis de se identifcar.

Para julgar melhor as relações de valor ou a cor do que se observa, a ação de semicerrar os olhos muda nossa percepção do campo imagético e nossa compreensão visual: cria-se maior contraste entre as massas de valor e cor.



3. Em quais momentos devo Semicerrar os Olhos?
É notável o quanto a ação de semicerrar os olhos é especialmente fundamental no começo da pintura e no final do processo. Primeiro, quando o artista tenta estabelecer as linhas que desenham as grandes formas como meio de começar a pintura. Em segundo, quando o artista tenta finalizar toda a imagem, estabelecendo uma harmonia que une todos os elementos.

Também vale a pena tentar pintar com os olhos semicerrados. Isto é, depois de observar  a referência ou modelo com os olhos semicerrados, continuar semicerrando os olhos quando o artista muda a direção de sua visão para a pintura. Pintar com os olhos semicerrados por alguns minutos pode ajudar o artista a blocar as formas de um modo livre, vigoroso e sem medo de ser geométrico e estrutural, obrigando que não se importe em pintar detalhes ou ser metódico e delicado num momento em que não é preciso operar dessa maneira.

Lembre-se que não é necessário pintar o tempo todo semicerrando os olhos. É uma ferramenta auxiliar, isto é, algo que pode ser usado para colocar em prova aquilo que foi executado, ou que está sendo executado. Um modo de averiguar se tudo faz sentido, de detectar erros. É claro que aquele que averigua mais vezes, melhora um maior número de áreas. 


4. Conclusão
Não subestime o poder dessa ferramenta. Faça uso da mesma em todas suas pinturas, em todos os momentos do processo, mas principalmente no ínicio e no final. A falta de uso dessa técnica gera obras com menor relação com a imagem observada na realidade, impedindo que o observador acredite na sua tridimensionalidade. Depois de muitos anos dando aula tornou-se absolutamente claro como o emprego dessa ferramenta muda completamente a qualidade de assertividade de nossos alunos.

A ação também funciona para a "vista cansada", momentos em que o pintor está a muitas horas pintando e "não enxerga" mais o que fazer. O cérebro pode cansar de tentar mapear exaustivamente uma imagem. Semicerrar os olhos um meio, entre muitos, para observar as formas de uma nova perspectiva. É na mudança para um novo ponto de vista que podemos observar a imagem com um novo olhar.

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11 comentários:

  1. ja estava com saudades dos seus sempre interessantes e esclarecedores textos rsrs... realmente essa "dica" eh mesmo quase sempre ignorada ou subestimada pelos artistas, eu mesmo nunca havia dado a ela sua devida importancia, ate ver como todos os artistas a utilizam e testar na pratica sua eficacia, e vi realmente o quanto esse simples truque faz TODA DIFERENÇA!!! Parabens Marcio....

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  2. Caro Alison, fico muito grato por ter escrito algumas palavras. Sim, é muito útil, a maioria das academias norte americanas usa o sistema. Não ouvimos ninguem falar disso aqui. O Paulinho, sei que usa, mas não sei sobre os outros colegas. Um grande abraço!

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  3. Ótima técnica Márcio! Tenho usado também o espelho (quem não conhece é quando você fica de costas para a pintura ou desenho e olha através do espelho o quadro) que é de extrema importância, pois consigo verificar proporção luz e sombra. Outra técnica que me ajuda bastante é olhar a figura como formas geométricas e mais do que isso é observar a ligação que a sombra e a luz (é bom pensar em dois polos: sombras...luz...cada um mapeando um caminho) conduz pelo o rosto. Um livro maravilhoso lançado em português é O desenho da figura humana (The Human Figure) do John H. Vanderpoel que é um verdadeiro Mestre. E a última que eu aprendi com Louis Smith que é fotografar (digital) e conferir rápido os erros, pois ele diz que o cérebro tende a compensar os erros e a passar por cima em pouco tempo.
    Grande Abraço!

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  4. Marcio as publicações da cozinha tem me dado muita força e orientação na retomada das minhas atividades de pintura óleo, observei que a cozinha tem um curso de pintura clássica eu tenho um grande desejo em fazê-lo entretanto a distância não permite, sou de pernambuco e esse é o problema, por isso quero peguntar se vocês da cozinha comercializa algum tipo de material,livros ou manuais das aulas ministradas, ressaltando que não se compara com o curso ministrado na presença. Obrigado e parabéns pelo material postado. Contato: allys.arq@gmail.com

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  5. marcio, parabens pelo seu blog! muito util para quem nao tem acesso a cursos e informacoes confiaveis. gostaria de saber algo mais sobre a tecnica chiaro scuro, vc tem algum post sobre isso ou pretende escrever sobre isso no futuro? desde ja obrigada!

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  6. Olá Marcio, eu já usava esse método as vezes, mais não sabia de todas as explicações que você colocou , parabéns, sempre ajudando muito! Obrigado abraços

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  7. Olá Márcio, descobri seu blog hoje... Meu Deus, como pude viver e pensar que sabia algo sobre arte até hoje!!! Adorei o seu método de falar sobre vários assuntos que sempre tive dúvidas...quero ter a oportunidade de ir à SP e fazer algumas oficinas com você. Obrigada por todo o material postado, e não sei como tem tempo pra. responder à nós, simples mortais,rsrs. Eu às vezes, olho minhas telas no espelho... Fica interessante... abraços ao meu mestre online,rsrs

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  8. Cara Hirtes, muito obrigado pelos elogios tão simpáticos! Fico muito contente que tenha descoberto a Cozinha e esteja se beneficiando do conhecimento partilhado! Será muito bem vinda em nosso ateliê! Um grande abraço!

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  9. Amei esse site. Tirei muitas dúvidas e vou reforçar os estudos. Sucesso!

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  10. Espetacular! Muito obrigado pelo incrivel e esclarecedor artigo!

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