quarta-feira, 11 de abril de 2012

Bate Papo com Caetano Ferrari

É claro que todo ateliê, além de produzir arte, tem como objetivo capitalizar, pois sem dinheiro nenhum negócio vai em frente. Mas viver exclusivamente para se fazer dinheiro não é exatamente o ideal, pelo menos não 100% do tempo. Antes de haver um ateliê "Cozinha da Pintura", houve primeiramente esse Blog, que tinha justamente como objetivo partilhar informação de qualidade de forma gratuita. A Cozinha cresceu e começou a gerar frutos. Foi então que decidimos que essa partilha de conhecimento do Blog deveria também se extender ao ateliê. 

Quando ainda estava na Faculdade de Belas Artes, imaginava um lugar em São Paulo onde a pintura figurativa fosse levada muito a sério e servisse como um espaço de fomentação, um ponto de encontro de pintores verdadeiramente interessados no processo e não no "mise en scène" do circuito, um espaço conhecido pela qualidade de informação. Numa época onde as instalações, apropriações e a anti-arte configuram-se como tendência, temos um número inesgotável de galerias descoladas e instituições que promovem eventos de arte contemporânea, onde geralmente a pintura não é exatamente o centro das atenções. Não há um espaço de excelência para aqueles que ainda veêm na tinta a importância que ela verdadeiramente merece. Gerar e manter um espaço como esse, sem muita verba, é bem complicado. Portanto, resolvemos fazer o que está ao nosso alcançe imediato. Apesar de nosso espaço ser humilde, nossos sonhos e vontade são grandes. 

Dessa forma, resolvemos fazer uma vez por mês, sempre em algum domingo, um evento gratuito para se discutir pintura, sempre com um convidado especial. Nosso primeiro encontro aconteceu dia 08 de Abril (2013) e esse é um breve artigo sobre o mesmo. Os leitores poderão descobrir as datas e convidados das próximas edições na barra lateral a esquerda, na área "Bate Papo na Cozinha"

Apoio/Parceria
A Lukas do Brasil, representante da marca alemã de materiais artísticos mostrou-se interessada em apoiar o projeto e firmou-se como nossa grande parceira: estará presente em todos os encontros sorteando materiais artísticos importados de primeira linha aos participantes. É uma honra vincular uma marca de excelência a Cozinha da Pintura. E não é só isso: é realmente maravilhoso ver que ainda há profissionais que se importam com nosso meio, apoiando e dando condições para que as coisas aconteçam. A Cozinha pede a nossos leitores que reconheçam essa mega iniciativa e visitem o perfil da Lukas no Facebook ou seu website



E não parou por aí. A Lukas compareceu ao evento com uma mini-loja de materiais artísticos com preços muito acessíveis, oferecendo desde pincéis, mediums, óleos, tintas, pigmentos, resinas, espátulas e tudo o que se possa imaginar dentro do universo da pintura. Muitos participantes aproveitaram o ensejo e levaram para casa materiais Lukas. Ao fim do evento, a Lukas sorteou um brinde especial: um avental de pintura exclusivo Lukas!

Convidado Especial
A maioria das profissões relacionadas as artes visuais comumente lembradas pelo público são sempre as mesmas: artista (pintor, escultor, gravurista, etc), galerista e o restaurador. Mas existem outras profissões nas artes, igualmente importantes, que nem sempre são lembradas. Para que os artistas possam trabalhar com materiais adequados e façam uso de procedimentos seguros, desponta durante a renascença um tipo muito específico de profissional: o colourman, aquele que retem todas as informações sobre pigmentos, veículos, cargas inertes, vernizes e todo o tipo de material pertinente a pintura e os produz artesanalmente com intimidade. Muitos artistas não se dão conta da importância de tal ocupação. É ele que seleciona os pigmentos e garante a excelência dos materiais, para a indústria e para o pintor, garantindo que suas cores sejam sempre as mais puras e duradouras. 

Foram esses profissionais que deram origem aos lojistas de materiais artísticos e a industria de materiais. Sem o conhecimento apurado desse tipo de profissional as tintas nunca chegariam a oferecer a performance e refinamento que nos oferecem hoje. Não teriamos a qualidade grandiosa da tinta óleo com um leque impressionante de cores, a tinta acrílica, os inúmeros mediums, e isso por que nem começamos a falar na importância do conhecimento de como aplicar esses materiais oferecendo-nos novas possibilidades expressivas. Por esse motivo, escolhemos especialmente um dos grandes colourman brasileiros, profissão que hoje leva o título de "consultor em tecnologia de materiais artísticos", um cultuado profissional do ramo das artes visuais para abrir nosso evento: o Mestre ítalo-paulistano Caetano Ferrari.

Caetano está no ramo de materiais artísticos desde 1954, passou por uma das lojas mais tradicionais de São Paulo, a Casa do Artista. A partir de 1968, viaja para fora do país para estagiar na Europa e nos EUA em marcas tradicionais como a Faber Castell, Gamblin, Sepp Gold Leaf, Golden, Weber, Kremmer, Talens, Sennelier, Winsor & Newton, Daler Rowney e as antigas Magma e Pearl. Introduz no mercado brasileiro as marcas Winsor & Newton, Golden, Gamblin, Speedball, Fredrix e Lyon. Re-introduz as marcas Charbonnel, Lineco, Daler Rowney entre outras. Revisou dezenas de publicações, escreveu inúmeros artigos e assinou nada mais nada menos do que a apresentação da edição brasileira do livro mais popular de materiais artísticos: o Manual do Artista de Ralph Mayer. Parte de sua biblioteca pessoal (700 volumes sobre os mais variados meios) foi doada ao Instituto Moreira Salles, hoje disponível ao público para consultas como Biblioteca Caetano Ferrari, incluindo livros raros sobre o tema. O curriculum de Caetano é impressionante, mas seu conhecimento e generosidade ainda mais.


Caetano Ferrari no Bate Papo da Cozinha: Convidado de honra
Caetano tem a mesma importância dos grandes colourmen europeus, pois impulsionou o aquecimento do mercado de materiais paulistano, trazendo novas marcas e opções de primeira linha aos artistas paulistanos, trazendo conhecimento especializado a uma área que até então não retia a devida atenção da indústria. É a partir dessa iniciativa que o artista brasileiro descobre um mundo de materiais refinados. Mais importante do que isso, seu trabalho nos mostra como o conhecimento sobre os materiais artísticos é importante, fundamental para artistas, hobbistas e entusiastas. Para a Cozinha da Pintura não poderia haver honra maior. O conhecimento e profissionalismo de Caetano é uma inspiração para nós desde quando começamos nossa pesquisa sobre materiais artísticos, em território brasileiro ele é disparado nossa maior referência.

O Mestre nos presenteou com sua presença no ateliê da Cozinha da Pintura para um bate papo informal que cobriu inúmeros assuntos desde o funcionamento da cor nos pigmentos, composição das tintas industriais, funcionamento do mercado de materiais artísticos entre tantos outros tópicos. Caetano nos deu uma amostra do vasto montante de informação e expertise que acumulou durante seu estágio nas empresas mais tradicionais do mundo e ao longo de todos esses anos de serviço na industria e para os artistas brasileiros. Os participantes aproveitaram a segunda parte do bate papo para dirigir perguntas ao Mestre, a grande maioria relacionadas ao processo de pintura. Inúmeras soluções foram sugeridas para imprimação de telas, tecidos adequados para a pintura, entre muitos outros.

Para quem não foi, não se desespere: Caetano está desenvolvendo um Workshop EXCLUSIVO com a Cozinha da Pintura onde cada assunto será abordado pautadamente, oferecendo um entendimento pormenorizado de tudo aquilo que fora discutido informalmente nesse bate papo e muito mais. Aguardem a data do evento! A Cozinha da Pintura agradeçe imensamente ao Mestre Caetano Ferrari, a nossa grande parceira Lukas do Brasil e a todos os participantes de nosso primeiro Bate Papo na Cozinha

Nos vemos nas próximas edições!

---
Próximos Convidados: clique AQUI!


2 comentários:

  1. Ele sabe tudo de materiais artísticos. Arrisco dizer que é o melhor consultor do Brasil !

    ResponderExcluir
  2. Partilhamos da MESMA opinião, Anton! Um grande abraço!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Devido a grande número diário de mensagens, limitamos o número de publicação de perguntas e respostas: sua pergunta poderá não ser publicada. Contamos com sua compreensão, obrigado!