terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aulas da Cozinha da Pintura na Unicamp

Através do convite do Prof. Dr. Ernesto Boccara e da Prof. Dr. Rosa Cohen, a Cozinha da Pintura teve o prazer de realizar duas aulas para os alunos da graduação em Artes Visuais do IA (Instituto de Artes) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com parte do conteúdo que a Cozinha oferece em seus Workshops, foram discutidas inúmeras pautas relacionadas aos materiais de pintura a óleo e têmpera contemporâneos e da antiguidade, as propriedades e funções de alguns desses materiais, a ritualística e as cargas simbólicas como parte da poética e as técnicas em camadas usadas pelos Velhos Mestres. No dia 6 de Setembro, a aula focou nos materiais de pintura e em suas propriedades expressivas e simbólicas.



O convite possui particular importância a Cozinha: pela primeira vez, profissionais ativos numa instituição pública renomada percebem a pertinência do assunto aos graduandos de Artes Visuais. Poder disseminar parte de uma pesquisa a jovens artistas em formação é um grande privilégio que atribui valor a nossa pesquisa em âmbito acadêmico. 

É nessa instância que todo o resgate, praticamente arqueológico, sobre o conhecimento e a simbologia dos materiais e das técnicas de pintura tem a chance de influenciar e instigar artistas que poderão usar parte dessa pesquisa como mais uma possibilidade expressiva e poética em suas obras. É verdadeiramente um momento mágico de profunda importância a Cozinha: o reconhecimento de nossa pesquisa por uma das maiores instituições de ensino em Artes Visuais da América do Sul.


No dia 20 de Setembro a aula teve foco nas técnicas empregadas nos períodos da idade média, proto-renascimento, renascimento e barroco. Na segunda parte da aula uma demonstração prática da aplicação dessas abordagens numa pintura a óleo em painel. Com grande número de participantes, a Cozinha da Pintura sentiu-se honrada pelo desafio proposto pelos Profs. Drs. Ernesto Boccara e Rosa Cohen. Agradecemos o convite e estamos honrados com a oportunidade.

É importante divulgar a qualidade da Unicamp hoje: nesse semestre, tivemos contato com inúmeras pesquisas e profissionais ligados a essa instituição. É realmente impressionante a seriedade e o altíssimo nível das pesquisas, alunos e profissionais do corpo docente da instituição. Considero hoje a Unicamp como um dos mais excelentes centros fomentadores de pesquisas em Artes Visuais do país. Aqueles que ainda não conhecem o trabalho dessa Universidade, recomendo uma visita ao IA (Instituto de Artes), para que possam compreender e conferir in loco a experiência gratificante de descobrir tamanha qualidade numa instituição pública de nosso país.

Caso haja novas oportunidades, a Cozinha da Pintura voltará a contribuir com a instituição e seu corpo docente, revelando um pouco mais da pesquisa que abraçamos com muito carinho e seriedade. Um grande abraço a todos os professores e alunos do IA!

5 comentários:

  1. Márcio, acredito que o fato seja um grande ponto para a Unicamp que está mais do que de parabéns. Quando fiz FAAP não tive nem de perto professores com o conhecimento que voce tem.

    Minha filha se formou na Belas Artes e poderia dizer que ela teve a mesma experiência. Fiquei até com vontade de entrar na Unicamp. De qualquer forma parabéns, voce merece estar onde se encontram os melhores. Até mais! Mandei um e-mail para voce com uma pergunta que agredeceria se pudesse responder! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo,

    Agradeço a grande generosidade de suas palavras. Penso que voces tiveram grande azar em não encontrar professores aptos a alimentar algum tipo de sede de conhecimento que porventura tiveram na época de faculdade. Isso é um reflexo de certas tendências pouco democráticas da arte contemporânea, infelizmente.

    Pessoalmente, acredito que as instituições deveriam deixar a escolha de qual meio é o mais ideal para o ALUNO, sendo sempre imparcial e mostrando todas as possibilidades. Nem sempre é o caso.

    A Unicamp, nesse sentido, me parece ser totalmente flexível de mente bem aberta. Principalmente quanto a volta da artesania e da pintura. Dessa forma, todos ganham!

    Um forte abraço!
    Marcio

    ResponderExcluir
  3. "After nearly 100 years of oppression, finally artists who believe in the Realist tradition have a champion and a home."

    ResponderExcluir
  4. Tive o prazer de estar presente na última aula, ministrada dia 3 de outubro e confesso que fiquei com gostinho de "quero mais"!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço suas palavras Sandra! Aguarde novidades na Unicamp para o próximo semestre! Grande abraço!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Devido a grande número diário de mensagens, limitamos o número de publicação de perguntas e respostas: sua pergunta poderá não ser publicada. Contamos com sua compreensão, obrigado!