segunda-feira, 25 de julho de 2011

Palestra com Caetano Ferrari

Uma das maiores e mais tradicionais lojas de materiais artísticos do Brasil, a Casa do Artista, realizou em São Paulo, nos dias 16 e 23 de Julho, palestras sobre materiais artísticos com Caetano Ferrari.

Responsável por inúmeros projetos dentro da Visitex e da Casa do Artista, Ferrari hoje presta consultoria na área da tecnologia de materiais artísticos não somente para artistas consagrados mas para a indústria de materiais artísticos, lojas e até como revisor de publicações sobre o tema. Seu conhecimento na área química e de produção de materiais, tanto para pintura quanto para a linguagem gráfica, são somados a sua vasta experiência na área comercial, tornando-o uma autoridade em sua área. Estagiou e conheceu as instalações das principais empresas de materiais nacionais, européias e norte americanas, sua biblioteca pessoal é provavelmente a mais completa sobre o assunto na américa latina. Enfim, uma das principais referências para a Cozinha da Pintura, juntamente a nomes como o de Edson Motta, Mario Gruber e outras lendas.

É importante que os artistas entendam que não somente artistas, professores e críticos constroem nosso cenário, mas especialistas em materiais, como Caetano, assim como restauradores e químicos, que mesmo operando nos "bastidores" contribuem de maneira soberba ao nosso meio.





Esse círculo de palestras marca a volta de Ferrari para a Casa do Artista, fato que deve ser comemorado pela comunidade artística. A habitual excelência dos serviços prestados pela Casa do Artista só poderá se beneficiar do conhecimento de Ferrari, portanto, podemos esperar surpresas muito interessantes dessa parceria. Devido a vasta quantidade de diferentes assuntos, Ferrari introduziu os conceitos básicos de uso de diferentes materiais, sem pormenorizar em detalhes, e nos brindou como uma breve mas intensa teoria das cores. Destaque para uma interessante explicação sobre as propriedades dos diferentes pigmentos e demonstrações usando alguns dos muitos materiais disponíveis na loja, como a fatura de uma linda têmpera magra e uma emulsão mais oleosa na cor azul ultramarTodos os participantes receberam brindes e amostras de materiais, e ao final da palestra, uma surpresa: um sorteio de vários livros de pintura.




Os participantes foram calorosamente recebidos pelo simpático gerente da loja, Alberto, que foi muito atencioso e cordeal. Para a Cozinha da Pintura uma oportunidade única de entender melhor como funciona uma das mais tradicionais lojas paulistanas, e tirar dúvidas sobre algumas questões mercadológicas. Tive o privilégio de ouvir planos futuros sobre a loja e novidades em andamento que, com certeza, serão muito bem recebidas no meio artístico.





Uma das novidades é que a loja conta agora com mais uma opção de tinta a óleo, dessa vez, a marca Schmincke que chega ao Brasil, velha conhecida dos artistas europeus e norte americanos, com sua linha Akademie, para óleo, aquarela e acrílica com excelente preço nas bisnagas de 200 ml, assim como a linha Georgian da Daler-Rowney. Mais duas novas opções para os artistas além daquelas já disponíveis como a W&N, Maimeri, Lefranc, Talens, Corfix e Acrilex. Lembramos que a loja também atende via Web.

É fabuloso podermos contar com eventos como esse da
Casa do Artista. O publico brasileiro já é carente de lojas especializadas, portanto, termos palestras, workshops, cursos e eventos que nos tragam conhecimento privilegiado, com boa infra-estrutura e acesso a materiais de primeira é algo que todo artista deve prestigiar. Parabéns a todos os envolvidos! Esperamos por mais eventos como esse!

Para aqueles que perderam ambas oportunidades, ainda há tempo de reservar um lugar na próxim
apalestra, que encerra o círculo, no próximo dia 30 de Julho. Inscrições gratuitas limitadas com Jane ou Simone pelo tel. (11) 3258-6711.




20 comentários:

  1. Que inveja dos que estavam presentes!, Gostaria de ter ido!
    O novo layout do blog esta fantástico Marcio! Parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não é por falta de convite Leo! Não mudei muita coisa... só adicionei o banner! Mas obrigado! Abração Léo!!

    ResponderExcluir
  3. Aliás, esse espaço já deixou de ser blog há um tempo né!?, mas parece uma enciclopédia virtual! rs E agora ainda podemos contar com novidades e noticias relevantes do setor, sem dúvida um canal obrigatório para todos os artistas!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, eu gostaria de me ater SOMENTE a discussão de materiais de pintura a óleo e têmpera, mas alguns eventos e notícias são impossíveis de ficar de fora! Como o caso desse, e uma humile homenagem ao Mestre que se foi semana passada... valeu Léo!

    ResponderExcluir
  5. Se eu quiser REALMENTE colocar novidades e notícias do mundo da pintura + a discussão dos materiais, voce vai ter que vir embora do Rio pra me ajudar aqui. Só em equipe mesmo! Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Penso sempre em voltar pra sampa, não há lugar melhor para morar no Brasil para quem gosta de Pintura! O melhor acervo de obras, os melhores fornecedores de materiais, os melhores artistas! Sou o carioca mais paulista que conheço! rs Seria uma honra lhe ajudar na "cozinha" sem dúvida!

    ResponderExcluir
  7. Foi um privilégio participar deste evento... gostaria que o tempo tivesse parado e pudéssemos ter aproveitado um pouco mais da sabedoria do Caetano e da convivência na Loja. Foi muito bom saber deste site e parabenizo-o pela excelência dos assuntos...

    ResponderExcluir
  8. Caro Márcio, obrigado pela presença, e pelas palavras aqui postadas. O nosso objetivo, com essas iniciativas, é o de criar oportunidades de encontro entre artistas, professores, profissionais da área e amadores. Importante para quem busca informação, além de proporcionar momentos únicos. Ter o Caetano junto conosco novamente é um imenso prazer. Espero ainda, em breve, presentear à todos com um espaço próprio e diferenciado. Um grande abraço, David Misan

    ResponderExcluir
  9. Olá Jair! O prazer é todo meu! Fico muito contente que tenha descoberto o Cozinha. Faço o que posso na medida do tempo que tenho! Um abração, e obrigado pelo simpático comentário!

    ResponderExcluir
  10. Olá David! O evento foi sensacional e nós é que agradecemos pela oportunidade! Importantíssimo para a comunidade artística, tiro o chapéu para a Casa do Artista! Esperamos ansiosamente pelo novo espaço! Um abração e obrigado pela sua participação no Cozinha, muito bacana!

    Aos leitores do Cozinha: Para quem não sabe, o David é gerente comercial da Casa do Artista!

    ResponderExcluir
  11. Olá Paulo! O Caetano foi convidado e inclusive já se registrou! Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Aliás, se algum dos leitores gostaria de participar de um Forum sobre pintura, de forma ATIVA e trazendo discussões interessantes ao grupo, pode escrever para cozinhadapintura@gmail.com

    Pedimos que os pretendentes possuam uma postura séria e seja um membro ATIVO, participando DE FATO nas discussões. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. gostei do convite do marcio para o forum. ele está muito legal, construtivo, com grande e sincera troca de experiências em pintura. como ressaltou o marcio, precisamos de membros ATIVOS E QUE CONTRIBUAM COM CONHECIMENTO na área. quem participar, com certeza terá sua contrapartida de conhecimentos vindos de outros membros.
    paulo de carvalho

    ResponderExcluir
  14. Olá Márcio,

    Fico por enquanto só lendo sobre os maravilhosos seminários e palestras que você promove e sonhando.....

    Sei que ainda vou ter a oportunidade de participar também e aprender muiiiiiito. Mas enquanto as minhas obras não terminarem aqui em casa, estou presa pela perna rsrs.


    Ah! meus olhos brilharam com a estante cheia de livros de arte que aparece em uma das fotos. Tenho loucura por esses livros.

    Uma linda semana para você e até qualquer hora.
    Abraço,


    Lilian

    ResponderExcluir
  15. Oi Lilian! Essa palestra não fui eu qie ministrei na verdade, mas o Caetano Ferrari!

    Quando terminar sua reforma, pare de sonhar e fique alerta na seção Cursos/Workshops! Tem sempre algo novo de tempos em tempos! Um abração!

    ResponderExcluir
  16. Como sempre , é com muito entusiasmo e grande alegria que acompanhamos e mergulhamos no universo de conhecimentos que Caetano Ferrari gera , ao partilhar generosamente, esses momentos de magia , com todos os interessados . Meus agradecimentos a esse grande incentivador da pesquisa em materiais e técnicas de arte no Brasil .

    Helen Ikeda

    Papeleira artesanal
    Conservadora e Restauradora de Papel

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente Helen. O Caetano é inspiração para qualquer pesquisador. Tenho muita sorte pela oportunidade de ter conhecido o Mestre pessoalmente e poder trocar algumas figurinhas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Que blog maravilhoso.Navegarei por aqui mais vezes.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o blog, gostaria de adicioná-lo ao linkedin, caso tenha.
    Solange Benevento
    asolvento@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Cara Solânge, grato por seu comentário. Eu não uso o Linkedin, mas temos um perfil pessoal e uma página no Facebook. Caso use, favor me adicionar (Cozinha da Pintura)! Um grande abraço!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Devido a grande número diário de mensagens, limitamos o número de publicação de perguntas e respostas: sua pergunta poderá não ser publicada. Contamos com sua compreensão, obrigado!