domingo, 17 de abril de 2011

Workshop "Cozinha da Pintura" no Ateliê Reider

No dia 16 de Abril, a Cozinha da Pintura realizou um Workshop no aconhegante ateliê do prestigiado pintor paulistano Alexandre Reider, no simpático bairro do Jardim América. Além da excelente organização do ateliê, pudemos contar com a participação de artistas e entusiastas que mostraram-se bem interessados. Através de inúmeras perguntas e questionamentos muito pertinentes, durante as cinco horas de Workshop, ficou claro a dedicação e o interesse tanto dos alunos habituais do Ateliê Reider como dos demais participantes.




Desde uma breve introdução da história da tinta a óleo até a análise de vernizes naturais e sintéticos, uma quantidade consideravel de materiais da pintura, assim como os procedimentos corretos de seu uso, foram apresentados e analisados. O enfoque principal foi o uso de materiais seguros para a longevidade de uma obra, assim como novas possibilidades expressivas através de materiais artesanais e industriais.

Também oferecemos alguns mediums exclusivos, produtos não disponíveis no mercado em versões industriais, feitos de modo artesanal pela Cozinha e apenas disponíveis em nossos Workshops ou sob encomenda. Como uma surpresa aos participantes, a Cozinha da Pintura sorteou um tubo de tinta óleo na cor Branco de Titâneo, que fora feita no ateliê como demonstração da fatura de tinta artesanal, além de um tubo de medium exclusivo.

A Cozinha tem a satisfação de anunciar que recebeu o convite do Alexandre Reider para o planejamento de outros Workshops, onde futuramente serão explorados de maneira mais incisiva assuntos específicos dentro da cozinha da pintura, com modulos que analisarão em maior profundidade temas do interesse de seus alunos, assim como outros projetos envolvendo a disciplina da História da Arte (aguardem grandes novidades!).

Em resumo, temos grande prazer em dizer que fizemos novos amigos! A Cozinha da Pintura parabeniza o Ateliê Reider pela iniciativa, assim como pela organização, e agradeçe a todos os participantes! Parabéns a todos!







10 comentários:

  1. Senti não poder estar presente, já havia programado outra viagem próxima à data do workshop. Não faltarei na próxima oportunidade. Parabéns pelo evento!

    ResponderExcluir
  2. É uma pena mesmo Rosário. Foi uma tarde extremamente agradável e produtiva, com a presença de uma turma muito bacana. Quem sabe na próxima? Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Márcio, parabéns pelo workshop!
    Tenho certeza de que quem esteve presente, aprendeu muito!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Paulo, obrigado! É uma pena que voce não pode comparecer! Você teria gostado das perguntas feitas por todos os participantes, foi muito bacana. Até perdi a voz! rss
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Conhecendo a qualidade do blog Cozinha da Pintura, minhas expectativas em relação ao curso eram grandes. E estas foram superadas de longe com a simplicidade na explicaçåo de conceitos técnicos aliada á disposição do professor Marcio em sanar todas as dúvidas dos participantes, inclusive com demonstrações práticas o que envolveu a todos numa atmosfera de um verdadeiro atelier dos grandes mestres do passado, complementada com as novidades dos sistemas atuais. Desta maneira, ofereceu-se a possibilidade de comparação entre os processos artesanais e industriais deixando por conta do participante a escolha do procedimento mais adequado ao seu tipo de trabalho artístico. Obrigado ao Marcio e a todos que compraram esta idéia! Um abraço, Reider.

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz com seus elogios, Alexandre! Sempre faço com carinho e dedicação. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Legal o blog e seu trabalho!
    Passo a seguir o blog!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Geraldo! Espero que o material seja útil a voce! Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Quero conciliar a minha ida e o meu tempo em SP para fazer esse workshop e aproveitar conhecê-lo pessoalmente e o Reider também. Parabéns Marcio, vc tem um profundo conhecimento e o que vc se propôe a fazer pela arte brasileira tanto nos workshops como aqui no blog é para ser aplaudido. SUCESSO SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir
  10. Celso, seria um prazer recebê-lo. Obrigado pela força. Digo o mesmo do seu blog! Abração!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Devido a grande número diário de mensagens, limitamos o número de publicação de perguntas e respostas: sua pergunta poderá não ser publicada. Contamos com sua compreensão, obrigado!